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Loja de Cidadão Virtual já está disponível com 150 serviços e apoio por videochamada

Loja de Cidadão Virtual já está disponível com 150 serviços e apoio por videochamada

São 150 serviços já disponíveis, 23 destinados a cidadãos e 127 a empresas e negócios

Loja de Cidadão Virtual já está disponível com 150 serviços e apoio por videochamada 

Portugal dá hoje um passo decisivo na transformação digital dos serviços públicos com o lançamento da Loja de Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt. Esta nova solução agrega 150 serviços públicos essenciais e dispõe de apoio por videochamada, proporcionando uma experiência inovadora de contacto com o Estado, mais próxima dos cidadãos e das empresas.   

A nova Loja de Cidadão Virtual arranca com um serviço integrado de 22 entidades públicas num único local, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Entre os 150 serviços já disponíveis, 23 são destinados a cidadãos e 127 a empresas e negócios, incluindo, por exemplo, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução, a criação de uma empresa online, a alteração do nome, da sede ou do objeto social de uma empresa e o pedido de registo de beneficiário efetivo. 

Estes serviços fazem parte de um conjunto inicial selecionado com base na sua relevância e frequência de utilização, para garantir que as necessidades mais comuns de cidadãos e empresas são as primeiras a estar disponíveis neste novo canal digital. 

Entre as novidades, destaca-se também o apoio por videochamada, permitindo um atendimento humano em ambiente digital, replicando a experiência personalizada das Lojas de Cidadão físicas. O acesso a este serviço é feito mediante agendamento, assegurando a disponibilidade e o acompanhamento adequados a cada cidadão ou empresa.  

A Loja de Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt, representa um passo importante no alinhamento com o objetivo de 2030, que visa disponibilizar todos os serviços públicos no canal digital, promovendo um Estado mais acessível, integrado e próximo de todos. Esta integração reforça a coerência da experiência digital, permitindo que cidadãos e empresas encontrem, num só ponto de acesso, a porta de entrada para o relacionamento com a Administração Pública.

A ARTE continuará a liderar a estratégia de transformação digital do Estado, com novos modelos de atendimento focados na inovação e na eficiência, reforçando o compromisso com um serviço público moderno e orientado para as pessoas. A Loja de Cidadão Virtual é um dos resultados desta estratégia e um contributo essencial para consolidar o percurso de digitalização dos serviços públicos.

Governo abre Consulta Pública para o Pacto de Competências Digitais 2026–2030

Governo abre Consulta Pública para o Pacto de Competências Digitais 2026–2030

Cidadãos, entidades e organizações convidados a apresentar propostas até 20 de novembro

Cidadãos, entidades e organizações são convidados a apresentar propostas para o Pacto de Competências Digitais, uma iniciativa prevista no Programa do XXV Governo Constitucional.
O Pacto de Competências Digitais tem como objetivo reforçar a capacitação digital dos cidadãos e empresas e organiza-se nos seguintes eixos de atuação: 1) capacitação digital básica, 2) capacitação digital intermédia e avançada, e 3) competências tecnológicas emergentes, apoiados por um eixo transversal dedicado à sua operacionalização e monitorização. 

O processo de auscultação decorre no Participa.gov.pt, a plataforma nacional de participação cívica, de 10 a 20 de novembro de 2025.
A participação no processo é aberta a qualquer cidadão, devendo identificar o eixo de atuação, descrever a ação e definir os objetivos a alcançar.

 

ARTE partilha inovação em governo digital com a SéARTE partilha inovação em governo digital com a Sérvia

ARTE partilha inovação em governo digital com a SéARTE partilha inovação em governo digital com a Sérvia

App gov.pt e Mosaico destacadas como referências de inovação

ARTE partilha inovação em governo digital com a SéARTE partilha inovação em governo digital com a Sérvia

A ARTE recebeu uma delegação do Office for IT and eGovernment da Sérvia, acompanhada por representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apoia o Governo sérvio no processo de transformação digital dos serviços públicos centrados no cidadão.

A comitiva integrou ainda elementos da UNICEF, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e dos Ministérios da Agricultura e do Bem-Estar Familiar e Demografia da Sérvia, também envolvidos na modernização digital da administração pública daquele país.

Durante o encontro, a ARTE apresentou experiências e boas práticas portuguesas, com especial destaque para a app gov.pt, que cativou a delegação, além do Mosaico e dos projetos de inovação do LabX, focados no (re)desenho de serviços públicos.

A reunião incluiu ainda a troca de perspetivas sobre modelos de gestão de projetos TIC, tendo a Sérvia manifestado interesse em aprofundar a cooperação bilateral com Portugal no domínio do governo digital.