São 150 serviços já disponíveis, 23 destinados a cidadãos e 127 a empresas e negócios
Loja de Cidadão Virtual já está disponível com 150 serviços e apoio por videochamada
Portugal dá hoje um passo decisivo na transformação digital dos serviços públicos com o lançamento da Loja de Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt. Esta nova solução agrega 150 serviços públicos essenciais e dispõe de apoio por videochamada, proporcionando uma experiência inovadora de contacto com o Estado, mais próxima dos cidadãos e das empresas.
A nova Loja de Cidadão Virtual arranca com um serviço integrado de 22 entidades públicas num único local, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões a qualquer hora e em qualquer lugar.
Entre os 150 serviços já disponíveis, 23 são destinados a cidadãos e 127 a empresas e negócios, incluindo, por exemplo, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução, a criação de uma empresa online, a alteração do nome, da sede ou do objeto social de uma empresa e o pedido de registo de beneficiário efetivo.
Estes serviços fazem parte de um conjunto inicial selecionado com base na sua relevância e frequência de utilização, para garantir que as necessidades mais comuns de cidadãos e empresas são as primeiras a estar disponíveis neste novo canal digital.
Entre as novidades, destaca-se também o apoio por videochamada, permitindo um atendimento humano em ambiente digital, replicando a experiência personalizada das Lojas de Cidadão físicas. O acesso a este serviço é feito mediante agendamento, assegurando a disponibilidade e o acompanhamento adequados a cada cidadão ou empresa.
A Loja de Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt, representa um passo importante no alinhamento com o objetivo de 2030, que visa disponibilizar todos os serviços públicos no canal digital, promovendo um Estado mais acessível, integrado e próximo de todos. Esta integração reforça a coerência da experiência digital, permitindo que cidadãos e empresas encontrem, num só ponto de acesso, a porta de entrada para o relacionamento com a Administração Pública.
A ARTE continuará a liderar a estratégia de transformação digital do Estado, com novos modelos de atendimento focados na inovação e na eficiência, reforçando o compromisso com um serviço público moderno e orientado para as pessoas. A Loja de Cidadão Virtual é um dos resultados desta estratégia e um contributo essencial para consolidar o percurso de digitalização dos serviços públicos.